Epístola👤⛓️Judas mp3
Introdução:
O Códice Tchacos é um antigo papiro egípcio em língua copta contendo textos do primitivo Gnosticismo Cristão, datado de aproximadamente 300 d.C.:
O códice foi redescoberto perto de El Minya, no Egito, durante a década de 1970 e armazenado de várias formas heterodoxas por vários comerciantes que tinham pouca experiência com antiguidades.
Um deles o guardou num cofre e outro realmente congelou os documentos, causando um tipo raro de estrago, difícil de consertar, que faz com que o papiro pareça ter sido polido com areia.
Estudiosos ouviram rumores sobre o texto dos anos 80 em diante, pois os comerciantes periodicamente ofereciam o texto à venda (mostrando partes do texto ou fotografias de partes do texto).
Ele não foi examinado ou traduzido até 2001 quando sua atual proprietária, Frieda Nussberger-Tchacos, preocupada com o estado de deterioração do texto o transferiu para a Fundação Mecenas de Arte Antiga (Maecenas Foundation for Ancient Art) em Basileia, na Suíça. Ela o batizou em homenagem a seu pai, Dimaratos Tchacos.